Evento promovido pela escola com apoio do Instituto Soleil foi totalmente gratuito e inclusivo, com participação ativa dos pais e apresentações encantadoras dos alunos
No último sábado, 2 de agosto, a EMEB Bianca Behen, localizada em Jordanésia, promoveu um arraiá emocionante e solidário que reuniu pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar. A escola, inaugurada este ano pelo prefeito Kauan Berto, já se tornou referência em ensino de qualidade e acolhimento na região, especialmente pelo cuidado exemplar com os alunos autistas e a presença dedicada das ADIs do Instituto Soleil.
A festa foi marcada por apresentações de todas as turmas, desde os pequenos até os mais crescidinhos, que subiram ao palco com coreografias cheias de fofura e emoção. Professores também se envolveram nas apresentações, criando momentos que arrancaram lágrimas e sorrisos dos pais.

Mas o destaque maior foi o espírito de solidariedade: o tradicional concurso de Miss e Mister Caipirinha e Simpatia teve como principal objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis e leite. O resultado? Toneladas de doações, que serão distribuídas entre os próprios alunos da escola que vivem em situação de vulnerabilidade e também encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Cajamar.
Outro ponto de orgulho da equipe escolar foi o caráter inclusivo da festa. Nenhum valor foi cobrado das famílias: toda a estrutura de alimentação, brincadeiras e brindes foi feita com recursos da própria escola e com o apoio do Instituto Soleil. Assim, todos os alunos e seus familiares puderam aproveitar o evento sem se preocupar com gastos, garantindo que ninguém ficasse de fora por questões financeiras.
A diretora Gabi Garcia, falou com exclusividade ao EmCajamar: “As festas das escolas do Instituto Soleil são todas assim: nada é comercializado. Eu só tenho que agradecer ao Instituto, nosso prefeito Kauan Berto e ao nosso vice e secretário Régis por todo apoio. A festa é dos alunos e da comunidade. O apoio dos pais também foi o que nos fez chegar nesse resultado. Agradeço à toda a equipe de funcionários, professores e ADIs pela dedicação não só hoje, mas todos os dias.”

“Em algumas outras escolas do Instituto não aconteceu o “miss e mister caipirinha” justamente por envolver dinheiro – (já que as escolas do Instituto não comercializam nada nas festas justamente pela questão da inclusão). Eu e a Andreia (vice diretora) pensamos “que tal fazer com a arrecadação de alimentos?”, porque assim, podemos servir nossas crianças em situação de vulnerabilidade e também ajudar o nosso Fundo Social de Solidariedade. A mesma ação também foi pensada e realizada em uma outra escola do Instituto, a EMEB Miguel Cavalcante Paixão (bairro do Polvilho). Estamos fazendo nossa parte para a sociedade.”, afirmou emocionada a diretora Gabi Garcia.
A EMEB Bianca Behen, em poucos meses de funcionamento, mostra que educar é mais do que ensinar conteúdos: é criar um ambiente onde todos se sintam vistos, ouvidos e valorizados.
Confira alguns cliques da festa:





